Académica do Lobito é novo líder do Girabola

A Académica do Lobito assumiu a liderança do Girabola2019/20, mercê da vitória, esta quarta-feira, de 2-1 sobre o Progresso do Sambizanga, em jogo da quarta jornada, disputado no estádio do Buraco.

Márcio Luvambo marcou os dois golos dos lobitangas, enquanto Nandinho apontou o tento dos sambilas.

Os estudantes do Lobito somam agora dez pontos e beneficiaram da derrota do até então líder Recreativo da Cáala (nove pontos), na sua deslocação a Luanda, frente ao Interclube, por 0-2.

Ainda esta quarta-feira, o FC Bravos do Maquis venceu o Santa Rita de Cássia, por 3-1, mesmo resultado verificado na vitória do Cuando Cubango FC sobre o 1º de Maio, o Recreativo do Libolo suplantou o Desportivo da Huíla (2-1), o Sporting de Cabinda derrotou o Wiliete de Benguela, por 2-0, ao passo que o Petro de Luanda triunfou sobre o Sagrada Esperança, por 1-0.

A jornada encerra quinta-feira com o desafio entre o 1º de Agosto e o Ferrovia do Huambo.

Ler mais »

Jorge Braz chama campeões europeus para particulares com Espanha

O selecionador português de futsal, Jorge Braz, relevou hoje os convocados para os dois encontros particulares com a Espanha, que vão decorrer em Matosinhos, numa lista de 14 dominada por jogadores que foram campeões europeus em 2018.

Para o duplo confronto com os espanhóis, Braz optou por chamar grande parte dos jogadores que ajudaram Portugal a vencer o Europeu no ano passado, com o guarda-redes Bebé a ser o único ausente desse grupo.

O ala Miguel Ângelo, do Benfica, é o único jogador da lista de convocados que não esteve presente na Eslovénia.

Os encontros com Espanha vão decorrer nos dias 23 e 24 de setembro, no Pavilhão de Congressos e Desportos de Matosinhos.

Portugal e Espanha foram os dois finalistas do último Campeonato da Europa.

Lista de 14 convocados:

- Guarda-redes: André Sousa (Benfica) e Vítor Hugo (Sporting de Braga).

- Fixos: André Coelho (Benfica), Fábio Cecílio (Benfica), João Matos (Sporting) e Nilson (Sporting de Braga).

- Alas: Bruno Coelho (Benfica), Márcio (Sporting de Braga), Miguel Ângelo (Benfica), Pany (Sporting), Pedro Cary (Saragoça), Ricardinho (Inter Movistar) e Tiago Brito (Benfica);

- Pivô: Tunha (Belenenses).

Ler mais »

Naide Gomes vai receber bronze de 2009 nos Mundiais de Doha

A antiga atleta portuguesa Naide Gomes vai receber nos Mundiais de atletismo em Doha a medalha de bronze, referente à prova de salto em comprimento nos Mundiais de 2009, que se disputaram em Berlim.

A antiga atleta ganhou o direito ao bronze nesses Mundiais, após a russa Tatyana Lebedeva, segunda classificada na competição, ter sido desclassificado por doping em 2018, nove anos depois.

Em Berlim, Naide saltou 6,77 metros, terminando em quarto lugar, atrás da norte-americana Bittney Reese (7,10 metros), da russa Lebedeva (6,97) e da turca Karin Melis (6,80), que garante a medalha de prata.

Nessa competição, Naide surgia como uma das favoritas e, no final, lamentou o quarto lugar.

?Outro quarto lugar? sou uma azarada. Ao menos, estive na final, a lutar pelas medalhas. E tinha capacidade para lá chegar?, disse então a atleta, que anunciou o final da carreira já em 2015.

Com a desclassificação no último ano de Lebedeva, a ex-atleta do Sporting, lembrou o que chorou nesses Mundiais, num ano que se seguiu aos Jogos Olímpicos de Pequim, onde tinha falhado a qualificação para a final.

?Lutei muito com os meus fantasmas em 2009, mas nunca deixei baixar os braços, trabalhei com um único pensamento, ganhar uma medalha nos Mundiais de Berlim. Foi a minha pior competição a nível emocional?, disse então.

A ex-atleta, que receberá o bronze em 28 de setembro no Khalifa International Stadium, em Doha, já tinha conquistado uma medalha de prata por desclassificação, no caso referente aos Mundiais de pista coberta de 2006, em Moscovo, por doping da vencedora.

Os resultados de Tatiana Kotova em 2005 e 2006 foram anulados por doping, com o título de 2006 a passar para a norte-americana Tiana Bartoletta, Naide a subir um degrau e a espanhola Concha Montaner a chegar ao bronze.

Ler mais »

Treinador do PSV espera "marcar golos" ao Sporting mas rejeita favoritismo

O treinador do PSV Eindhoven, Mark van Bommel, admitiu hoje que espera ?marcar golos? ao Sporting, mas rejeitou favoritismo para o encontro de quinta-feira, da Liga Europa de futebol, sublinhando que estarão frente a frente ?duas grandes equipas?.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida de quinta-feira em Eindhoven, no ?arranque? do grupo D da competição, Van Bommel disse estar consciente de que o Sporting tem sofrido golos em todos os jogos e que a sua equipa tem melhorado a sua eficácia ofensiva ? goleou o Vitesse por 5-0 no passado fim de semana, para a Liga holandesa -, mas ainda assim rejeita favoritismo do PSV, até porque, apontou, ?o Sporting também marca muitos golos?.

?Não podemos falar de favoritos neste jogo. É verdade que temos muita qualidade ofensiva e que temos estado a melhorar de jogo para jogo. Tentamos marcar muitos golos em todos os jogos e espero marcar golos também amanhã [quinta-feira]. O Sporting pode ter sofrido golos em todos os jogos, mas também marcam muitos?, observou, ?rematando? que espera por isso um bom espetáculo de futebol ?entre duas grandes equipas?.

Questionado sobre a recente mudança no comando técnico do Sporting, e se isso representa um problema adicional para o PSV, o antigo internacional holandês admitiu que ?cada treinador tem as suas ideias, a sua filosofia?, pelo que é de esperar mudanças na equipa portuguesa com Leonel Pontes ao comando, mas garantiu que o PSV não olha em demasia para os adversários.

?O Marcel [Keizer] já lá não está, por isso temos que analisar tão rapidamente quanto possível [o adversário], e fizemo-lo. Mas em geral olhamos para nós, para a forma como queremos jogar, e a nossa filosofia é preparar o nosso próprio jogo. Temos em mente o adversário, mas isso não é o mais importante?, declarou o técnico, que confirmou o afastamento da partida de quinta-feira dos médios Érick Gutiérrez e Gastón Pereiro, ambos lesionados.

Presente na conferência de imprensa esteve outro médio, o holandês Jorrit Hendrix, que admitiu que na quinta-feira se defrontarão as duas equipas teoricamente mais fortes do grupo, que integra ainda os austríacos do LASK e os noruegueses do Rosenborg, esperando por isso ?um encontro difícil?, embora saiba que ?o Sporting não começou muito bem? a época.

?Sei que o Sporting estava no ?pote? 1 e nós no 2 [no sorteio para a fase de grupos], pelo que acho que pode dizer-se que somos as melhores equipas do grupo. Sei que o Sporting não começou muito bem, que está em quinto lugar na Liga portuguesa, mas as noites europeias são diferentes, e sabemos que o Sporting é uma grande equipa e faz bons resultados na Europa, por isso espero um encontro difícil?, declarou.

PSV Eindhoven e Sporting defrontam-se na quinta-feira, em jogo da primeira jornada do grupo D da Liga Europa de futebol, no Philips Stadion de Eindhoven, Holanda, às 18:55 locais, 17:55 de Lisboa.

Ler mais »

Sporting: Marcos Acuña também vai ser aumentado

Depois de orientado o processo da renovação de contrato de Bruno Fernandes, a SAD do Sporting quer agora rever em alta a situação salarial de um outro jogador influente do atual plantel. Trata-se de Marcos Acuña.

De acordo com a edição impressa do jornal O Jogo, o internacional argentino de 27 anos passará a auferir 1,4 milhões de euros limpos por temporada, ao invés dos atuais 1,2 milhões. Em cima da mesa está também a possibilidade de prolongar a duração do contrato de Acuña que, recorde-se, é válido até 2023.

O camisola 9 dos leões chegou ao emblema lisboeta no verão de 2017 e já contabiliza 105 jogos e sete golos ao serviço do clube de Alvalade.

Ler mais »

Sporting avança com recurso para despenalização de Bruno Fernandes

O jornal Record revela na edição impressa desta quarta-feira que a SAD do Sporting decidiu recorrer da pena de um jogo de suspensão aplicada a Bruno Fernandes, na sequência da expulsão no jogo com o Boavista (1-1), registada no passado domingo.

De acordo com a mesma fonte, assim que foram notificados do castigo do capitão leonino, os responsáveis dos verde e brancos contactaram os serviços da Federação Portuguesa de Futebol para solicitar os elementos de suporte ao recurso, nomeadamente o relatório do árbitro Jorge Sousa.

Porém, naquela altura os serviços da FPF já se encontravam fechados, e, por isso, documentação só será analisada esta quarta-feira, o que acaba por atrasar a elaboração do recurso.

Apesar desta situação, o pedido de despenalização será analisado em tempo útil e deverá existir uma decisão ainda antes da partida em casa com o Famalicão, referente à 6.ª jornada da I Liga.

Recorde-se que os leões dirigiram muitas críticas à arbitragem de Jorge Sousa e divulgaram nas redes sociais um vídeo em que enumeram os 15 erros do árbitro. Bruno Fernandes foi expulso já perto do apito final por acumulação de cartões amarelos.

Ler mais »

Derrota do Benfica na Liga dos Campeões em destaque na imprensa desportiva

A derrota do Benfica frente ao Leipzig no jogo de estreia dos encarnados na edição deste ano da Liga dos Campeões é o grande destaque da imprensa desportiva portuguesa desta quarta-feira.

No FC Porto, o destaque vai para a receita que a Liga Europa pode trazer à equipa dos dragões. Por fim, no Sporting, nota para a baixa de última hora de Jesé Rodriguez para o jogo com o PSV.

A Bola:

- ?Benfica-Leipzig (1-2): É outra conversa: Alemães expõem fragilidades das águias numa competição em que é proibido falhar?

- ?FC Porto: Baía ?namora? sucessão de Pinto da Costa?

- ?Sporting: Jesé e Mathieu falham PSV?

- ?Voleibol: Portugal sonha com os oitavos no Europeu?

Record:

- ?Benfica- RB Leipzig (1-2): Faltaram asas: gestão de Bruno Lage falha e águias voltam a perder no arranque da Champions?

- ?Sporting: Renovação de Bruno avança?

- ?FC Porto: Vítor Baía: ?Não me vou esconder??

- ?Hoje à Félix vs. Ronaldo?

- ?Itália: CR7 procura funcionária do MacDonald?s que lhe dava hambúrgueres?

O Jogo:

- ?Champions na hora do recreio: Lage revolucionou o onze, estreou miúdos e poupou Rafa contra o líder da Bundesliga?

- ?FC Porto: 30 milhões para atenuar a Champions?

- ?Sporting: Acuña também recebe aumento?

- ?At. Madrid-Juventus: Ronaldo e Félix em duelo oficial?

Ler mais »

"Sporting não queria vender Dost por menos de 15 ou 20 milhões. No fim, esse valor caiu para os 7"

O diretor desportivo do Eintracht Frankfurt, Fredi Bobic, concedeu uma entrevista ao Canal Sport 1 e deixou algumas palavras menos positivas ao Sporting. Em causa está a transferência de Bas Dost para o emblema alemão.

"No início, o Sporting não queria vênde-lo por menos de 15 ou 20 milhões. Nós fizemos muito dinheiro durante o mercado e os outros clubes pensavam que não deviam colocar limites nas suas pretensões. Certo é que depois da janela inglesa fechar, o valor de Dost caiu subitamente para os 7 milhões", atirou Bobic.

Recorde-se que a contratação do holandês pelo Eintracht Frankfurt não foi fácil e incluiu mesmo trocas de palavras entre o empresário de Dost e o clube de Alvalade.

Bas Dost foi contratado pelo Sporting no início da época 2016/17, por 10 milhões de euros, tendo marcado 93 golos em 127 jogos com a camisola ?leonina?.

Formado no FC Emmen, Bas Dost representou na Holanda o Heracles e o Heerenveen, antes de se transferir para o Wolfsburgo, da Alemanha, onde permaneceu quatro épocas, entre 2012 e 2016.

Ler mais »

Girabola2019/20: Petro e Sagrada medem forças na 4.ª jornada

Petro de Luanda e Sagrada Esperança da Luanda Norte defrontam-se quarta-feira, às 15:30, no Estádio 11 de Novembro, na capital do país, no jogo de destaque da 4.ª jornada do Girabola 2019/20.

A partida vai opor o conjunto mais titulado da competição, Petro (15 títulos) e Sagrada (1 troféu), abonando apenas em favor de ambas, em termos de equilíbrio, o facto de serem experientes neste tipo de competição.

A ronda, que ocorre após pausa devido ao compromisso da seleção angolana na corrida ao Campeonato do Mundo Qatar2022, Petro e 1º de Agosto nas Afrotaças, regista ainda o desafio, no 22 de Junho, entre o Interclube e Recreativo da Caála, esta última lidera a prova com 9 pontos.

No Cuanza Sul, o Recreativo do Libolo recebe, em Calulo, o Desportivo da Huíla (segunda colocada com 7 pontos), no Moxico, o Bravos do Maquis recepciona, no Mundunduleno, a Santa Rita de Cássia, enquanto em Cabinda, no Tafe, o Sporting local mede forças com o Wiliete de Benguela.

A jornada completa-se quinta-feira com o cartaz:

1.º  de Agosto ? Ferrovia do Huambo (11 de Novembro)

Cuando Cubango ? 1.º de Maio de Benguela (Eucaliptos)

Académica do Lobito ? Progresso do Sambizanga (Estádio do Buraco)

Ler mais »

Esgaio renova com SC Braga até 2024

O SC Braga anunciou, esta terça-feira, a renovação do contrato de Ricardo Esgaio por mais duas temporadas, ou seja, até 2024.

O lateral chegou aos minhotos em 2017, por empréstimo do Sporting, e é o único elemento do plantel com presenças em todos os nove jogos já realizados esta época.

Em declarações aos meios oficiais do clube, Esgaio não escondeu a satisfação por ver o seu vínculo renovado. "Fiquei muito contente com a notícia, como é óbvio. É o reconhecimento do meu trabalho e uma aposta em mim. Não só para o meu futuro, mas também para o futuro do clube e fiquei muito contente com a notícia", começou por dizer.

"Sinto que estou em casa. Estou aqui há duas épocas, mas sinto estou em casa. Sinto-me muito bem aqui no clube, na cidade, com os adeptos. Sinto-me em casa e extremamente feliz por ter renovado por mais cinco épocas. Sinto que cresci muito, tanto como jogador como pessoa. Estou mais maduro", vincou.

Esgaio segue assim as pisadas do companheiro Ricardo Horta, cuja renovação foi anunciada na segunda-feira.

Ler mais »

Futebol/Cabo Verde: Primeira mulher eleita presidente do Sal-Rei quer reconquistar título regional

A primeira mulher eleita presidente da equipa do Sal-Rei, da Boavista (Cabo Verde), Wilza Vieira, quer reconquistar o título regional e "recompor" a sede do clube, que se encontra em estado de "degradação".

"Aqui é difícil conseguir patrocínios, não vamos desistir e continuaremos a lutar para devolver a dignidade à nossa sede", disse Wilza Vieira, em declarações à Inforpress.

Wilza Vieira, que foi eleita no passado dia 24 de maio, numa lista única, define como outro grande objetivo resgatar "com humildade a mística e a garra da família do Sal-Rei".

Nesse sentido, revela, a nova direcção tem trabalhado num projeto para "levantar" o clube, informando que o mesmo já conta com uma equipa de futebol feminino e de atletismo e que, no momento, está a recrutar jogadores para formar uma equipa de basquetebol masculino e feminino.

Em relação à equipa de futebol, a dirigente adianta que se tem reforçado com jogadores de qualidade para formar um "grupo vencedor", sob o comando do treinador Tó Monteiro, recrutado ao Desportivo de Estância de Baixo.

Quanto às contratações, Wilza indica que a direção tem apostado em alguns jovens  valores do futebol boavistense, bem como em jogadores mais experientes.

Na última temporada, as águias da Ilha das Dunas terminaram a prova no quinto lugar, num universo de oito concorrentes, suplantadas pelo Onze Estrelas (campeão), Académica, África Show e Sporting.

Como desportista, Wilza Vieira foi guarda-redes de andebol (considerada por duas vezes a melhor de Cabo Verde) na equipa da Académica, jogou futebol de salão e futebol e, em 2017, treinou a equipa de andebol masculino de RBS, que atingiu o terceiro lugar no campeonato nacional.

Ler mais »

Silas pede ?tempo? para Leonel Pontes no Sporting

O treinador de futebol Silas considerou hoje que Leonel Pontes, que assumiu este mês o comando técnico do Sporting, precisa de ?tempo? para recuperar a equipa leonina e impor uma mudança efetiva no pós-Marcel Keizer.

O ex-técnico do Belenenses SAD terminou a sua experiência quase ao mesmo tempo da entrada de Leonel Pontes para o banco de suplentes ?leonino? e salientou que ?não é fácil? assumir a direção de um plantel que não escolheu, aludindo ainda à entrada tardia de ?reforços? provenientes do mercado de transferências.

?O Leonel [Pontes] vai precisar, sobretudo, de tempo. Não é fácil pegar num plantel à quarta jornada e começar logo a ter resultados. Inclusive, chegaram agora jogadores nos últimos dias. Depois, vê-se se realmente consegue levar o barco a bom porto. Eu penso que sim, mas vai precisar de tempo?, frisou.

Em declarações à margem da apresentação da Semana Europeia do Desporto, o treinador, de 43 anos, comentou também a polémica que envolveu Sérgio Conceição e o extremo japonês Nakajima, no final da vitória do FC Porto sobre o Portimonense, por 3-2, no desafio de domingo a contar para a quinta jornada da I Liga de futebol. O técnico puxou o jogador após o apito final e repreendeu-o de forma veemente perante colegas e adversários.

?Todos nós conhecemos o Sérgio [Conceição], é uma pessoa muito emocional, mas não acho que tenha havido nada de especial, até porque o Nakajima, provavelmente, não sei se ele percebeu o que o Sérgio lhe disse, mas pelas expressões deve ter percebido. É normal, não acho que haja algo de especial, o Nakajima nem respondeu. O Sérgio queria seguramente o melhor para a equipa e o Nakajima também?, vincou.

Sem revelar por agora o seu futuro, apesar de deixar antever ?novidades? para muito breve, Silas fez ainda uma curta análise ao rumo ?atípico? deste campeonato, que apresenta o surpreendente Famalicão como primeiro classificado, com 13 pontos em cinco jogos, à frente de Benfica e FC Porto, vaticinando os dois ?grandes? como principais candidatos à vitória final.

?[Está a ser] um bocadinho atípico em relação aos outros, pelos pontos que os grandes têm perdido em tão poucas jornadas, mas acho que vai ser um campeonato disputado até ao fim. O Sporting parece-me um bocadinho mais longe de Benfica e FC Porto e esta semana acabou por perder outra vez pontos. No fundo da Liga vai ser uma luta difícil também, porque as equipas são muito equilibradas?, concluiu.

Ler mais »