Sporting: Bruno Jacinto informou André Geraldes da ida de elementos da claque à Academia

O antigo oficial de ligação aos adeptos Bruno Jacinto disse hoje em tribunal que informou o então diretor-geral do Sporting André Geraldes de que elementos da claque Juventude Leonina se iam deslocar à Academia, em Alcochete.

Bruno Jacinto foi o único dos 43 arguidos presentes (Fernando Mendes, ex-líder da claque, justificou a ausência devido a questões de saúde) a querer prestar declarações na primeira sessão do julgamento da invasão à Academia do Sporting, em Alcochete, distrito de Setúbal, em 15 de maio de 2018, que começou na manhã de hoje no Tribunal de Monsanto, em Lisboa.

O arguido contou ao coletivo de juízes, presidido por Sílvia Pires, que não esteve no Aeroporto da Madeira após a derrota frente ao Marítimo, no qual alguns elementos da claque confrontaram os jogadores, acrescentado que só teve conhecimento dos desacatos através das televisões.

Bruno Jacinto explicou que chegou a Lisboa, vindo da Madeira, no dia do ataque, e que, pelas 14:00 teve conhecimento através de uma mensagem de texto (SMS) enviada por Tiago Silva, um dos membros da direção da Juve Leo, de que alguns elementos da claque iriam à Academia, devido à insatisfação pelo não apuramento para a Liga dos Campeões e ao que se tinha passado no Aeroporto da Madeira.

O arguido explicou que ?reportou esta situação por mensagem? ao então diretor-geral do clube André Geraldes, de que alguns elementos da claque Juve Leo se iam deslocar à Academia, para falarem com jogadores e com o treinador Jorge Jesus, devido aos maus resultados, e que, desde a sua criação, em 2004, as claques já tinham ido à Academia quatro a cinco vezes.

Pelas 15:00 de 15 de maio, encontrou-se com o arguido Tiago Silva junto ao multidesportivo, o qual lhe confirmou que iam à Academia, mas sem lhe dizer ?o que iam lá fazer?, sublinhando que não teve noção ?de quantas pessoas? é que se iriam deslocar até Alcochete.

Bruno Jacinto afirmou que tentou falar ?novamente? com André Geraldes, o qual disse que reportava ao então presidente do clube Bruno de Carvalho, um dos 44 arguidos, durante várias vezes, por telefone, mas não ?obteve resposta? do diretor-geral do Sporting à data dos factos.

Pelas 16:45, como não conseguia falar com André Geraldes, o antigo oficial de ligação aos adeptos ?achou por bem? contactar com o então responsável pela segurança da Academia Ricardo Gonçalves, o qual lhe perguntou o que é que os elementos da Juve Leo iam lá fazer.

Bruno Jacinto respondeu que estes elementos da claque iam à Academia para ?confrontar? a equipa ?pelo somatório de vários acontecimentos?, nomeadamente pelos maus resultados, pelo não apuramento para a Liga das Campeões e os jogadores William Carvalho, Battaglia e Acuna pelos atritos que ocorreram no aeroporto com alguns destes elementos.

O arguido considerou ser ?relevante? passar a informação a Ricardo Gonçalves, pois era essa a sua função, depois de não ter conseguido falar com André Geraldes, acrescentando que assim que contactou o diretor de segurança da Academia, se deslocou para Alcochete, no intuito de ?articular? a ligação entre os adeptos e a equipa do Sporting.

Bruno Jacinto contou que quando chegou à Academia viu cinco elementos da claque, arguidos no processo, entre os quais Fernando Mendes, a falarem com o jogador William Carvalho e outros elementos do ?staff? do clube, no momento em que o ataque já tinha acontecido.

Questionou o que se tinha passado e disse a Fernando Mendes que o que se passou ?não devia ter passado?.

O julgamento, que decorre sob fortes medidas de segurança, parou para almoço e prossegue às 14:00 com a continuação do interrogatório a Bruno Jacinto.

Bruno de Carvalho, que disse ser atualmente comentador, Mustafá e Bruno Jacinto, ex-oficial de ligação aos adeptos, estão acusados, como autores morais, de 40 crimes de ameaça agravada, de 19 crimes de ofensa à integridade física qualificada e de 38 crimes de sequestro, todos estes (97 crimes) classificados como terrorismo.

Os três arguidos respondem ainda por um crime de detenção de arma proibida agravado e Mustafá também por um crime de tráfico de estupefacientes.

Aos arguidos que participaram diretamente no ataque à academia, o MP imputa-lhes a coautoria de 40 crimes de ameaça agravada, de 19 crimes de ofensa à integridade física qualificada e de 38 crimes de sequestro, todos estes (97 crimes) classificados como terrorismo.

Ler mais »

West Bromwich quer comprar Matheus Pereira...para o vender

Cedido pelo Sporting ao West Bromwich Albion (WBA) no início da temporada, Matheus Pereira continua a dar que falar em Inglaterra pelos seus desempenhos no Championship, segundo escalão do futebol inglês, onde se vem afirmando como uma das figuras da prova nesta primeira metade de temporada.

Os três golos e nove assistências que leva em 14 jogos têm despertado a atenção de outros clubes de maior nomeada, falando-se mesmo do interesse do gigante Manchester United na contratação do jovem atacante luso-brasileiro de 23 anos, com o jornal britânico The Sun a afirmar que os olheiros que integram a equipa técnica de Ole Gunnar Solskjaer têm dado excelentes indicações ao técnico norueguês, ao ponto de este estar a ponderar avançar para a sua contratação.

Atento a esta cobiça, o WBA, que em Agosto garantiu o empréstimo do jogador por um valor a rondar os 500 mil euros, ficando então com uma cláusula de opção de compra no valor de 10 milhões de euros, pondera accionar desde já essa cláusula para depois vender Matheus Pereira por um valor bem superior. O próprio treinador da formação dos arredores de Birmingham, atual líder do Championship, já afirmou publicamente, por entre vários elogios ao jogador, que esse valor "é uma verdadeira pechincha".

Matheus Pereira estreou-se pela equipa principal do Sporting em 2015/16, mas participou em apenas 27 jogos pelo clube. Antes deste empréstimo ao WBA tinha já sido cedido pelos "leões" ao Chaves, em 2017/18, apontando então oito golos em 30 jogos, e aos alemães do Nuremberga, em 2018/19, por quem assinou três golos em 20 encontros.

Ler mais »

Julgamento do ataque à academia começa hoje no Tribunal de Monsanto

O julgamento do processo do ataque à academia de futebol do Sporting, em Alcochete, começa hoje no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, com 44 arguidos, entre os quais o ex-presidente Bruno de Carvalho.

O processo pertence ao Tribunal de Almada, mas por ?questões de logística e de segurança? realiza-se em Monsanto, em Lisboa, explicou anteriormente à agência Lusa fonte judicial, e terá como presidente do coletivo de juízes Sílvia Pires.

Em 01 de agosto, o juiz de instrução criminal Carlos Delca pronunciou (decidiu levar a julgamento) todos os arguidos nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP), deduzida pela procuradora Cândida Vilar, depois de vários arguidos requererem abertura de instrução, fase facultativa que visa decidir se o processo segue e em que moldes para julgamento.

Na decisão instrutória, este juiz determinou que todos os arguidos que se mantinham em prisão preventiva passassem para prisão domiciliária (OPHVE), exceto o líder da claque Juventude Leonina, ?Mustafá?, que continua em prisão preventiva.

Com Obrigação de Permanência na Habitação, com Vigilância Eletrónica (OPHVE), permanecem 36 dos 44 arguidos, depois de Elton Camará ter cortado a pulseira eletrónica, o que levou um juiz a ordenar a prisão preventiva deste arguido.

Bruno de Carvalho, que até esse dia estava sujeito à medida de coação de apresentações diárias às autoridades e ao pagamento de uma caução de 70.000 euros, passou a estar obrigado a apresentar-se quinzenalmente.

A acusação do Ministério Público (MP), assinada pela procuradora Cândida Vilar, conta que, em 15 de maio de 2018, a equipa de futebol do Sporting foi atacada na academia do clube, em Alcochete, distrito de Setúbal, por elementos do grupo organizado de adeptos da claque Juventude Leonina e do subgrupo Casuais (Casuals), que agrediram técnicos, jogadores e ?staff?.

Bruno de Carvalho, Mustafá e Bruno Jacinto, ex-oficial de ligação aos adeptos, estão acusados, como autores morais, de 40 crimes de ameaça agravada, de 19 crimes de ofensa à integridade física qualificada e de 38 crimes de sequestro, todos estes (97 crimes) classificados como terrorismo.

Os três arguidos respondem ainda por um crime de detenção de arma proibida agravado e Mustafá também por um crime de tráfico de estupefacientes.

Aos arguidos que participaram diretamente no ataque à academia, o MP imputa-lhes a coautoria de 40 crimes de ameaça agravada, de 19 crimes de ofensa à integridade física qualificada e de 38 crimes de sequestro, todos estes (97 crimes) classificados como terrorismo.

Estes 41 arguidos vão responder ainda por dois crimes de dano com violência, por um crime de detenção de arma proibida agravado e por um crime de introdução em lugar vedado ao público.

Para a procuradora Cândida Vilar, que viu a acusação do MP confirmada pelo juiz de instrução criminal Carlos Delca, o então presidente do clube, Bruno de Carvalho, Mustafá e Bruno Jacinto estavam a par do plano e "nada fizeram" para impedir o ataque.

"Bruno Jacinto, Bruno de Carvalho e Nuno Mendes [Mustafá] conheciam o plano delineado pelos restantes primeiros 41 arguidos e determinaram-nos à prática dos crimes de ameaça, ofensa à integridade física e sequestro", lê-se na acusação.

Ler mais »

Futebol / Cabo Verde: Académica da Praia vence Asa Grande (3-1) e lidera isolado o campeonato

A equipa da Académica da Praia venceu, no Estádio da Várzea, a Asa Grande, por 3-1, e lidera de forma isolada o campeonato regional de  futebol de Santiago Sul.

Este resultado deixa  a equipa negra da capital com seis pontos,  mais dois que os Travadores, Boavista, Sporting, Celtic e Bairro, que têm quatro pontos cada.

A formação da Asa Grande, por seu lado,  soma a sua segunda  derrota consecutiva e ainda não conseguiu pontuar  neste seu ano de estreia na primeira divisão.

Na próxima jornada, a terceira, Asa Grande joga o ?derby? com Unidos do Norte, enquanto que a Académica  vai defrontar o Vitória.

Na primeira partida desta tarde, os Unidos do Note venceram o Relâmpago por 2-1.

Na classificação a Académica lidera com seis pontos, seguida de Boavista, Sporting, Travadores, Bairro e Celtic (04), Unidos do Norte (03), Vitória (2), Desportivo (01), Benfica, Asa Grande, Relâmpago (0).

Resultados dos jogos da segunda jornada:

Sexta-feira, 15: Bairro  1 ? Desportivo da Praia 0 e Vitória  1 ? Sporting da Praia 1

Sábado, 16: Benfica 0  ? Boavista 5  e Travadores  1 ? Celtic 1

Domingo, 17: Relâmpago 1 ? Unidos do Norte  2 e Asa Grande 1 ? Académica 3

Jogos da terceira jornada:

Sexta-feira, 22: Celtic ? Relâmpago e Bairro ? Benfica.

Sábado, 23: Boavista ? Travadores  e Unidos do Norte  ? Asa Grande

Domingo, 24: Académica  ? Vitória e  Desportivo ? Sporting

Ler mais »

Girabola: Progresso e Desportivo empatam

O Progresso do Sambizanga e Desportivo da Huíla empataram a um golo, no jogo de acerto da oitava jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2019/20).

O jogo decorreu no estádio do Buraco, no Lobito, na província de Benguela. Não se disputou na data prevista por falta de uma ambulância no estádio dos Coqueiros, onde deveria acontecer o encontro.

Mingo Bile abriu o marcador para os huilanos, aos 38 minutos, mas Kibeixa, aos 76, restabeleceu a igualdade de grande penalidade.

Com este resultado, os ?sambilas?, que jogaram na condição de anfitriões, mantêm a 14ª posição, com 11 pontos, contra 19 do Desportivo, no quinto posto. O 1º de Agosto é o líder da competição, com 27 pontos.

Resultados completos da oitava jornada

FC Bravos do Maquis-1º de Maio, 3-1

Recreativo do Libolo-Recreativo da Caála, 2-1

Petro de Luanda ? CuandoCubango FC, 3-1

Wiliete de Benguela - Sagrada Esperança ? 1-2

Académica do Lobito ? Santa Rita de Cássia, 2-0

1º de Agosto ? Interclube, 1-0

Sporting de Cabinda ? Ferrovia do Huambo, 0-0

Progresso doSambizanga ? Desportivo da Huíla, 0-0

Ler mais »

Estafeta mista assume desejo de fazer "coisas bonitas" no Europeu de corta-mato

Os atletas que se qualificaram para a seleção portuguesa de estafeta mista que vai disputar o Europeu de corta-mato assumiram hoje, na Amora, o desejo de fazer ?coisas bonitas?, em 08 de dezembro.

Paulo Rosário, vencedor da prova de 1.500 metros masculinos do 30.º corta-mato Cidade de Amora, lembrou que a prova que se irá disputar no Parque da Bela Vista, em Lisboa, será ?muito aberta?, mas garantiu que a equipa portuguesa pode ?sonhar? com objetivos elevados.

?Somos quatro atletas excelentes. Se estivermos ao nosso melhor nível, vamos conseguir fazer uma coisa bonita pela seleção?, disse à Lusa o atleta do Sporting, satisfeito pelo resultado, num terreno em que não é especialista.

Por sua vez, Salomé Afonso referiu que ?nada é impossível? e que a equipa portuguesa de estafeta mista, que irá integrar juntamente com Paulo Rosário, Luís Monteiro e Marta Pen, entra na prova do Europeu de corta-mato com ?boas expectativas?.

?Temos um lote de atletas bastante interessante, com potencialidades enormes. Portanto, acho que temos boas capacidades para lutar e obter o melhor resultado possível?, considerou a atleta ?leonina?, vencedora da prova de 1.500 metros feminina do corta-mato da Amora.

Ler mais »

Angola perde no Gabão e é última classificada do Grupo D do CAN2021

A seleção de Angola somou hoje a segunda derrota no Grupo D da fase de qualificação da Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol de 2021, ao perder por 2-1 no Gabão.

A seleção da casa abriu o marcador aos 27 minutos, pelo avançado do Feirense, equipa da II Liga portuguesa, Aaron Boupendza, e aumentou a vantagem ainda antes do intervalo, aos 45, por Denis Bouanga, que alinha nos franceses do Saint-Étienne.

Angola ainda conseguiu reduzir a desvantagem já perto do fim, por Yano, avançado do Progresso, aos 85 minutos, mas foi insuficiente para evitar a segunda derrota em dois jogos, depois de ter perdido na primeira jornada em casa com a Gâmbia, por 3-1.

A seleção na angolana não pôde contar com o concurso do avançado do Sporting de Braga Wilson Eduardo, por motivos pessoais, avançando a imprensa angolana que o jogador solicitou dispensa para assistir a uma cirurgia da esposa.

No entanto, Angola contou no seu ?onze? com três jogadores que alinham em clubes da I Liga portuguesa, o capitão Mateus, do Boavista, Show, do Belenenses, e Fábio Abreu, do Moreirense.

O Gabão lidera o grupo D com quatro pontos, seguido da Gâmbia, com três, da República Democrática do Congo, com um, cabendo a Angola o quarto e último lugar, sem qualquer ponto somado.

Ler mais »

Paulo Rosário e Salomé Afonso vencem corta-mato Cidade de Amora

Os atletas do Sporting Paulo Rosário, Luís Monteiro e Salomé Afonso qualificaram-se hoje, no corta-mato Cidade de Amora, para a seleção portuguesa de estafeta mista, que vai disputar o Europeu de corta-mato em Lisboa.

Paulo Rosário venceu a prova masculina de 1.500 metros, no Parque do Serrado, na Amora, seguido de Luís Monteiro, enquanto Salomé Afonso triunfou na prova feminina, na mesma distância, juntando-se, os três, a Marta Pen, atleta já selecionada para a prova de 08 de dezembro, no Parque da Bela Vista.

A equipa pode, no entanto, sofrer alterações ao critério do Diretor Técnico Nacional, José Santos, que deverá confirmar os nomes dos atletas selecionados para as diferentes provas do Europeu em 27 de novembro.

- Classificação do 30.º corta-mato Cidade de Amora:

Masculinos

1. Paulo Rosário (Sporting), 4.19 minutos

2. Luís Monteiro (Sporting), 4.20

3. Isaac Nader (Benfica), 4.25

4. Hugo Ganchas (Juventude Vidigalense), 4.27

5. Alexandre Figueiredo (Benfica), 4.28

Femininos

1. Salomé Afonso (Sporting), 5.02 minutos

2. Patrícia Silva (Benfica), 5.18

3. Maria Carvalho (Maia AC), 5.41

4. Margarida Dionísio (ACR Senhora do Desterro), 5.48

5. Kcénia Bougrova (Run Tejo), 5.57

Ler mais »

VÍDEO: Portugal vence Luxemburgo ao intervalo. Veja o golo de Bruno Fernandes

Portugal vence o Luxemburgo ao intervalo, com um golo de Bruno Fernandes aos 39 minutos.

A jogada começa num grande passe de Bernardo Silva, ainda antes do meio-campo, com o médio do Sporting a receber com classe, a ajeitar a bola e, bem ao seu estilo, a atirar com o pé direito para o fundo da baliza de Moris.

De referir que, no outro jogo do grupo B, Sérvia e Ucrânia estão empatadas ao intervalo, resultado que também convém a Portugal, que assim só precisa de vencer para carimbar um lugar na fase final do campeonato da Europa.

Ler mais »

Revista de imprensa: Manchetes inspiram Seleção rumo ao Euro 2020

O decisivo jogo com o Luxemburgo, que pode valer o apuramento da Seleção portuguesa para o Euro 2020, é o principal destaque dos jornais desportivos deste domingo.

A Bola

Luxemburgo-Portugal, 14h00. Inspirem-se. Revalidação do título começa hoje cm a esperada entrada no Euro 2020. Faltam 90 minutos para a seleção garantir a 11ª presença consecutiva em fases finais de Europeus e Mundiais. "Aquele relvado não deixa jogar". Carlos Teixeira, antigo médio do Chaves, foi chamado para tratar o tapete verde e só espera que... não chova. "Os jogadores vão encontrar a melhor solução e venceremos", Fernando Santos.
FC Porto. Gustavo Henrique perto de assinar.
Benfica. Seferovic falha Taça.
Sporting. Varandas cria divisão no grupo Stromp.
Judo. Sporting sagra-se bicampeão europeu.

Record

Luxemburgo-Portugal, 14h00. Chuta! Fernando Santos espera "o golo mais bonito" de Ronaldo para garantir o Euro 2020. CR7 marcou 10 vezes nas últimas cinco internacionalizações. A um golo do ano mais produtivo pela seleção. Faltam dois para atingir os 100 por Portugal. Selecionador desvaloriza mau estado do relvado.
Sporting. Leão é bicampeão europeu de judo.
Benfica. Sem alarme por Seferovic.
FC Porto. Uribe em grande na Colômbia.

O Jogo

Luxemburgo-Portugal, 14h00. É para carimbar. Seleção nacional está a uma vitória da 11ª fase final consecutiva. Ronaldo pode tornar-se o primeiro jogador de sempre a disputar cinco Europeus. Fernando Santos: "Com maior ou menos dificuldade vamos vencer".
FC Porto. "O meu sonho continua a ser o FC Porto", Diogo Queirós está cedido ao Mouscron, mas aposta no regresso.
Benfica. Seferovic: Champions em risco.
Sporting. SAD precisa de 65 M? até ao fim de janeiro.
Judo. Sporting bicampeão europeu.

Ler mais »