Basquetebol: 1º de Agosto volta vencer na 3ª volta do campeonato angolano

Depois de superar, o Petro de Luanda (76-74), o 1º de Agosto voltou a vencer na 3ª volta do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, desta vez, frente ao Atlético Sport Aviação (ASA), por 106-102, em jogo da segunda jornada disputado no pavilhão Vitorino Cunha.

No início, os militares viam-se em desvantagem de cinco pontos antes os aviadores, mas rapidamente acertaram as linhas defensivas e conseguiam terminar com tranquilidade lançamentos chegando a igualar a 17-17,mas acabaram mesmo perdulário no final do quarto por 27-28.

No segundo período, o equilíbrio manteve-se com a turma do aeroporto a impor-se em pleno pavilhão Vitorino Cunha. O resultado no placar alternava constantemente, mas os rubro-negros, bem liderados, por Eduardo Mingas (16 pontos), Edson Ndoniema(14) e Bastos Pedro (13 ) vencia ao intervalo, por 58-53.

Na etapa complementar, o técnico Cesaltino Reis que esteve a substituir o treinador principal Carlos Dinis, presente nas bancadas, lançou para quadra Milton Barros.

O grupo aviador chegou a ganhar outra acutilância ofensiva, após o mesmo jogador ter apontado dois triplos seguidos, mas foram insuficientes para travar a fuga do 1º Agosto no marcador( 85-77), no terceiro quarto.

Na recta final, o ASA ainda voltou a ameaçar os ?agostinos? , com o seu poste Teotónio Dó a fazer 23 pontos (melhor cestinha), mas foi incapaz de impedir a derrota de 102-106.

Com arbitragem de David Manuel coadjuvado pelos fiscais Mbunga Pedro e Isaías Luamba, as equipas alinharam da seguinte forma:

1º de Agosto:

Pedro Bastos (13pts), Mohamed Cisse (00), Edson Ndoniema (14), Armando Costa (11), Jone Pedro (07), Felizardo Ambrósio (12), Mutau Fonseca (06, Eduardo Mingas (16), Hermenegildo Santos (10), Islando Manuel (06), Carlos Cabral (11).

Técnico: Paulo Macedo

ASA

Ndatipo Olêncio (08 pts), Braulio Morais (09), Eduardo Ferreira (06), Roberto Fortes (05), Glofate Buiamba (02), Teotónio Dó (23), Ludgero Galiza (11), Zola Paulo (09), Milton Barros (08), Reggie Moore (08), Estêvão Vasco (13)

Treinador: Carlos Dinis

Noutros jogos da mesma ronda, o Petro de Luanda superou a Universidade Lusíada (103-93), já a Marinha de Guerra foi suplantado pelo Interclube (93-102),enquanto Helmarc Academia bateu o CFDK (78-76).

Ler mais »

FC Porto empata 1-1 em Lodi e continua líder isolado do grupo C da Liga Europeia

O FC Porto empatou hoje 1-1 na visita aos italianos do Lodi e manteve a invencibilidade e liderança do grupo C da Liga Europeia de hóquei em patins, à quarta jornada.

Com este resultado, os ?dragões? somam 10 pontos, contra sete do adversário. Os espanhóis do Reus venceram os franceses do Saint Omer e contabilizam seis pontos, enquanto os gauleses continuam a zero.

0 8-3 verificado na Invicta contrasta com um resultado ?curto? de golos para a intensidade e número de oportunidades do encontro, que contou com ambos os guarda-redes em evidência.

Depois de uma primeira parte sem festejos, os ?azuis e brancos? demoraram apenas um minuto a adiantar-se no marcador, com Hélder Nunes a concluir um lance de entendimento ofensivo.

O empate surgiria apenas quatro minutos mais tarde, em castigo máximo convertido por Luís Querido, permitindo à equipa do também português Nuno Resende manter firmes as esperanças de apuramento.

Perante 1.500 adeptos, o FC Porto foi a equipa mais consistente, contudo Giulio Cocco falharia um livre direto e Reinaldo Garcia e Hélder Nunes ainda veriam dois remates bater no ferro.

No dia 16 de fevereiro, o FC Porto visita o Saint Omer, concluindo esta fase em 09 de março, em casa, com o Reus.

Ler mais »

Inter empata com Sassuolo e pode ficar mais longe de Juventus e Nápoles

O Inter de Milão cedeu hoje em casa um inesperado empate 0-0 com o Sassuolo, que o pode deixar ainda mais distante da líder Juventus e do perseguidor Nápoles, à passagem da 20.ª jornada da Liga italiana de futebol.

O conjunto ?nerazzurri? foi impotente para vencer um adversário que não ganha há sete jogos e com isso soma agora 40 pontos, estando a quatro do Nápoles, que no domingo recebe a Lazio, e a 13 da Juventus, que na segunda-feira recebe o Chievo.

A ?vecchia signora?, de Cristiano Ronaldo e João Cancelo, venceu a Supertaça italiana, na quarta-feira, ao derrotar o AC Milan no Dubai, com um golo solitário do avançado português.

O Sassuolo igualou provisoriamente a Fiorentina no 11.º posto com 26 pontos, neste regresso do campeonato após a paragem de inverno.

Com Bruno Alves no ?onze? inicial, o Parma superiorizou-se por 2-1 em casa da Udinese, igualando provisoriamente a Atalanta no oitavo lugar, com 28 pontos.

Inglese (11), de penalti, e o brasileiro Gervinho (68) construirão o triunfo, que o tento solitário de Okaka (50) não bastou para evitar.

Os romanos estiveram a liderar por 2-0, com golos de Zaniolo, aos 15 minutos, e Kolarov, de grande penalidade, aos 34, mas o Torino ainda empatou na segunda parte, por Rincon, aos 51, e Ansaldi, aos 67.

Valeu à Roma, que subiu ao quarto lugar e fica à espera do que faz nesta 20.ª jornada a Lazio (quinta) e o AC Milan (sexto), o golo de El Shaarawy, aos 73 minutos, num jogo que se manteve em aberto até final.

A Roma encontrará nos ?oitavos? da ?Champions? o campeão português FC Porto, com a primeira mão agendada para 12 de fevereiro no Olímpico de Roma, e a segunda em 06 de março, no Estádio do Dragão.

Ler mais »

Rui Faria estreia-se como treinador principal no Qatar com goleada 5-1

Rui Faria iniciou hoje a carreira de treinador principal, ao serviço do Al Duhail, com uma goleada por 5-1 sobre o Al Khor, de Rui Capela, apurando-se para as meias-finais da Taça do Qatar em futebol.

O treinador de 43 anos, antigo adjunto de José Mourinho, contou com a inspiração de Al Yazidi, que fez um ?hat-trick? (56, 60 e 90+3).

Waad tinha inaugurado o marcador aos seis minutos, enquanto Brahmi tinha empatado para os forasteiros, aos 32: El Arabi apontou o outro tento do triunfo expressivo, aos 73.

Horas antes, o Al-Sadd, de Jesualdo Ferreira, que comanda o campeonato, foi eliminado com derrota por 2-0 no reduto do Qatar SC.

Rui Faria pegou no segundo classificado do campeonato apenas na sexta-feira, encontrando o campeão a dois pontos da formação de Jesualdo Ferreira, quando estão cumpridas 15 jornadas.

Depois de ter feito toda a carreira como adjunto de José Mourinho, com o qual conquistou vários títulos, incluindo a Liga dos Campeões pelo FC Porto e pelo Inter, Rui Faria, que também foi campeão em Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra, assumiu um percurso como técnico principal.

Ler mais »

Al Sadd de Jesualdo Ferreira eliminado nos quartos de final da Taça do Qatar

O Al-Sadd, líder do campeonato do Qatar e treinado pelo português Jesualdo Ferreira, foi hoje eliminado nos quartos de final da Taça, ao perder fora com o Qatar SC por 2-0, em jogo disputado em Doha.

A equipa de Jesualdo Ferreira era favorita a seguir em frente, mas caiu diante do 10.º classificado na Liga, com um ?bis? de Ali Said, aos seis e 59 minutos.

Ainda hoje, o treinador Rui Faria fará a sua estreia como treinador principal à frente do Al-Duhail, equipa segunda classificada no campeonato qatari e que na Taça defronta em casa o Al Khor.

Rui Faria fez toda a sua carreira como adjunto de José Mourinho, com quem conquistou vários títulos, entre os quais as ligas dos Campeões no FC Porto e no Inter de Milão, e títulos em Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra.

Ler mais »

Roma vence em casa Torino no regresso da Série A

A Roma, adversária do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, venceu hoje em casa o Torino, por 3-2, no regresso da Série A italiana de futebol em 2019, após a paragem no campeonato.

Os romanos estiveram a vencer por 2-0, com golos de Zaniolo, aos 15 minutos, e Kolarov, de grande penalidade, aos 34, mas o Torino ainda empatou na segunda parte, por Rincon, aos 51, e Ansaldi, aos 67.

Valeu à Roma, que subiu ao quarto lugar e fica à espera do que faz nesta 20.ª jornada a Lazio (quinta) e o AC Milan (sexto), o golo de El Shaarawy, aos 73 minutos, num jogo que se manteve em aberto até final.

A liga italiana é liderada pela Juventus, de Cristiano Ronaldo e João Cancelo, que, na segunda-feira ? e depois de ter vencido na quarta-feira o AC Milan no Dubai, na Supertaça (1-0) -, recebe o Chievo.

A Roma encontrará nos ?oitavos? da ?Champions? o campeão português FC Porto, com a primeira mão agendada para 12 de fevereiro no Olímpico de Roma, e a segunda em 06 de março, no Estádio do Dragão.

Ler mais »

Sporting-Moreirense já tem árbitro

Rui Costa, da associação do Porto, vai dirigir hoje o encontro entre o Sporting e o Moreirense, da 18.ª jornada da I Liga de futebol, de acordo com informação publicada no site da Liga de clubes.

O árbitro vai ser assistido por Pedro Ribeiro e Tiago Costa, sendo que o vídeoárbitro será João Capela.

O Sporting, quarto classificado, com 35 pontos, recebe hoje, às 18h00, o Moreirense, 7º, com 28.

Ler mais »

Mais de mil eventos desportivos integram Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019

Mais de mil eventos desportivos estão agendados este ano em Portimão, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019, num investimento superior a dois milhões de euros no parque desportivo, indicou, na sexta-feira, a presidente da autarquia.

?Estimamos investir mais de dois milhões de euros na construção e melhoramento das infraestruturas desportivas no concelho, proporcionando uma média de três iniciativas desportivas por dia ao longo de todo o ano?, disse Isilda Gomes.

A autarca falava aos jornalistas à margem da cerimónia que assinalou o início da cidade algarvia como Capital Europeia do Desporto em 2019, na qual participaram os secretários de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, e das Pescas, José Apolinário, dos campeões olímpicos de atletismo Rosa Mota e Jorge Pina, dos motociclistas Miguel Oliveira e Miguel Praia e do piloto de Fórmula 1 de motonáutica, Duarte Benavente.

De acordo com Isilda Gomes, de entre as iniciativas, ?estão as ligadas ao desporto escolar, importantes e fundamentais, porque a juventude está nas escolas, estabelecimentos escolares que estão envolvidos na Cidade Europeia do Desporto e onde tem de ser feito todo um trabalho?.

?Isto é um grande movimento e um mobilizar de todos os portimonenses para este projeto, que deve ser acarinhado por todos?, sublinhou.

Na opinião de Isilda Gomes, embora os eventos desportivos não gerem receitas, o retorno económico para Portimão ?será enorme, porque são mais de 40 mil as dormidas, os impostos e toda a dinâmica económica que é criada no concelho?.

?Para Portimão, é importante ser reconhecida a sua capacidade de organizar este evento ao longo de todo ano, porque significa que temos feito um excelente trabalho na área do desporto e mobilizar mais cidadãos para a prática do desporto, porque é uma atividade necessária e útil para termos uma vida saudável?, destacou.

O secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, enumerou a quantidade de iniciativas desportivas ao longo do ano, como ?um dos aspetos mais positivos o título das cidades europeias do desporto?.

?Isto permite que os municípios dediquem muito da sua atenção ao desporto ao longo do ano, como aconteceu no ano passado em Braga e anteriormente em Gondomar e também, não só algum investimento de infraestruturas que é sempre necessário, mas na consciencialização que as pessoas vão ganhar para a necessidade de estarem ativas?, indicou.

João Paulo Rebelo acrescentou que o Governo ?quer mais e melhor desporto para todos em Portugal, e este título traz o desporto menos formal, não num quadro competitivo, justamente um desporto para todos?.

O governante disse ainda que o Governo vai apoiar Portimão ?com um pouco mais de 130 mil euros, uma ajuda ao investimento, um montante que já é significativo e que dá uma ajuda ao que são as atividades a desenvolver ao longo do ano?.

Cerca de quatro mil pessoas assistiram na noite de sexta-feira à cerimónia de abertura de ?Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019?, no pavilhão Arena, que integrou espetáculos multimédia e de música, com a participação do cantor e multi-instrumentista Daniel Pereira Cristo e do grupo Amor Electro, a quem coube a interpretação do hino ?Cidade Europeia do Desporto 2019?.

Ler mais »

Luís Castro não escondeu frustração: "Merecíamos mais por nós e pelo apoio dos adeptos"

Um golo do suíço Haris Seferovic permitiu hoje ao Benfica vencer em casa do Vitória de Guimarães por 1-0, em jogo da 18.ª jornada da I Liga de futebol, recuperando o segundo lugar da prova.

O único tento da partida foi anotado já na reta final, aos 81 minutos, tendo o helvético reforçado a sua posição de melhor marcador da equipa com oito golos, menos quatro quatro do que o líder dos goleadores da prova, o brasileiro Dyego Sousa, do Sporting de Braga.

No final do jogo, Luís Castro não escondeu a sua frustração pela derrota diante do Benfica.

"Merecíamos muito mais. Foi evidente. Não há dúvida do que fizemos ao longo do jogo. É uma fotocópia daquilo que foi o resultado do jogo para a Taça [de Portugal], mas não foi uma fotocópia do jogo. Pressionámos a saída do Benfica, conquistámos muitas bolas. Conseguimos algumas situações de golo, um domínio forte ao longo do jogo. Nunca nos demos por satisfeitos com o empate", começou por dizer Luís Castro.

"[A] Desilusão é algo que está comigo enquanto líder do grupo e retrata bem aquilo que foi o jogo. Merecíamos mais por nós e pelo apoio dos adeptos ao longo do jogo. Merecíamos mais, merecíamos muito mais", acrescentou o técnico vimaranense.

Com o triunfo, o Benfica recuperou o segundo lugar do campeonato, agora com 41 pontos, menos cinco do que o comandante FC Porto e mais um do que o Sporting de Braga, terceiro, enquanto os vimaranenses baixaram ao sexto posto com 28, os mesmos do quinto, que agora é o Belenenses, e do sétimo, o Moreirense.

Em relação ao jogo da Taça de Portugal, Luís Castro fez questão de vincar as diferenças dos dois jogos, apesar do mesmo resultado.

"Foi um jogo diferente e melhor, mais intenso do que o de terça-feira. Havia uma dívida, mas não a conseguimos soldar. Fomos uma equipa muito comprometida que trabalhou até à exaustão perante um candidato ao título. Estivemos ao nível do jogo. Nós não nos podemos esconder de resultados, e eu tenho que dizer que a nossa vida depende de resultados. Podemos fazer boas exibições, mas se não ganharmos, não nos serve de nada", sentenciou.

Ler mais »