Cabo Verde: Vila da Ribeira das Patas com investimentos de 35 mil contos no desporto em 2020

A vila da Ribeira das Patas, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, deve receber, ao longo deste ano, investimentos na requalificação e modernização das infra-estruturas desportivas à volta de 35 mil contos.

Os investimentos, financiados através da cooperação descentralizada, constam do programa de investimentos previstos pela câmara do Porto Novo para 2020, ano em que a edilidade espera investir quase cem mil contos no desporto em todo o município.

Porém, em Ribeira das Patas, ?o grande desígnio? dos agentes desportivos, designadamente do futebol, prende-se com a construção do campo relvado, prometido pela autarquia e pelo Governo há, pelo menos, dois anos.

O presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, destaca, igualmente, a construção do campo relvado como ?um dos principais desafios? dessa vila, o principal centro populacional do interior do município do Porto Novo, com cerca de três mil habitantes.

Em Ribeira das Patas, onde fica sediado um dos nove clubes oficiais de futebol em Santo Antão ? Sul (Sanjoanense), a câmara do Porto Novo, que já procedeu a obras de requalificação do campo de Círio, anunciou, também, a construção de uma placa desportiva em Lagoa/Catano.

Conforme o plano de investimentos da autarquia, cerca de 95 mil contos deverão ser investidos, no decurso deste ano, na infraestruturação desportiva em todo o município do Porto Novo, sendo de destacar a construção do polidesportivo coberto.

A construção de placas desportivas nas diferentes comunidades, a reabilitação dos polivalentes e construção de um fitness park são outros investimentos programados, ao longo deste ano, pela câmara do Porto Novo para o sector desportivo.

Ler mais »

Casillas: "Gostava de jogar até aos 40"

Afastado dos relvados desde maio do último ano, devido a um enfarte agudo do miocárdio, Iker Casillas reforçou a vontade de regressar à competição, assumindo que gostava de jogar pelo menos até aos 40 anos.

Nesse sentido, o guarda-redes do FC Porto revela que está a aguardar decisão médica "para ver se pode continuar ou parar".

"Quando vamos acumulando anos, vamo-nos preparando e começamos a pensar. Eu tenho 38 anos e gostava de jogar até aos 40. Depois gostava de ficar ligado ao futebol. Gostava de ficar em Portugal, mas não sei o que vai acontecer", disse o guardião espanhol, numa conversa no Centro Dehoniano, no Porto.

Mesmo com o futuro ainda por definir, Casillas não tem dúvidas de que está feliz na Invicta. "O FC Porto é uma família. Aqui toda a gente é portista e o azul domina", apontou, lembrando conquista do campeonato como o expoente máximo desse sentimento: "Esse campeonato foi importante. Vi a magnitude do clube e vi como toda a gente viveu esse título."

Ler mais »

Revista de imprensa: O herói improvável

O triunfo do Sporting na receção ao Marítimo, com golo de Borja, é o principal destaque da imprensa desportiva desta terça-feira.

A Bola
Pelo ângulo certo: leões vencem com golo de Borja e regressam ao terceiro lugar (Sporting 1-0 Marítimo); colombiano marcou pela primeira vez em lance de difícil execução; Sporar estreou-se graças à lesão de Luiz Phellype; ?Temos de apanhar o FC Porto?, Silas. FC Porto: Conceição sai no final da época; ondas de choque após as declarações em Braga; concentração de poderes deixou o técnico praticamente isolado; FC Porto ? Gil Vicente às 20h15. Basquetebol: mundo chora o adeus de Kobe. Benfica: um onze de 100 milhões de euros; equipa que iniciou jogo em Paços de Ferreira a justificar o investimento.

Record
Herói improvável: Borja marca pela primeira vez e recoloca leões no pódio (Sporting 1-0 Marítimo); Sporar estreou-se e deu boas indicações; ?Queremos apanhar o FC Porto?, Silas; Luiz Phellype pode ter lesão grave. Benfica: Milan quer Florentino por ano e  meio; Fejsa e Zivkovic resistem à saída. FC Porto ? Gil Vicente às 20h15: união do plantel segura Conceição; influenciou decisão de Pinto da Costa.

O Jogo
À terceira foi de vez: leões viram dois golos invalidados pelo VAR antes de Borja agarrar a vitória (Sporting 1-0 Marítimo); Sporting ultrapassa Famalicão e sobe ao pódio; Luiz Phellype saiu lesionado e Sporar estreou-se. FC Porto ? Gil Vicente às 20h15: Soares à caça da presa que falta; gilistas são a única equipa da I Liga a quem ainda não marcou. Benfica: Tottenham e West Ham na pista de Seferovic.

Ler mais »

Mateus recebe troféu Pantera para Melhor Futebolista

O Boavista distinguiu o avançado angolano Mateus com o galarão de melhor futebolista sénior do ano durante a XI Gala Troféus Pantera 2019, que decorreu esta noite no Palácio da Bolsa, no Porto.

Após uma interrupção de 14 anos, a gala serviu para distinguir 15 atletas, dirigentes e entidades boavisteiras, e nela participaram o antigo treinador ?axadrezado? Manuel José e o ex-jogador do clube João Vieira Pinto, que faz parte do corpo dirigente da Federação Portuguesa de Futebol.

O atual presidente do clube, Vítor Murta, abriu os discursos, declarando sentir "orgulho" pelo Boavista, que hoje movimenta "mais de dois mil atletas" de 42 modalidades, duas das quais profissionais, e que obteve 32 títulos nacionais na época passada.

Vítor Murta foi distinguido com o troféu Dirigente do Ano. Outros galardoados foram José Miguel Azevedo, atleta do ano, a campeã ibérica de kickboxing Luana Brás de Melo, atleta revelação, Ana Raquel Costa, atleta de Alto Rendimento, e Sofia de Teixeira de Carvalho Bijttebier, atleta jovem.

Ler mais »

Silas: "Bruno Fernandes? Gostaria que ele ficasse"

Jorge Silas analisou o triunfo frente ao Marítimo e a hipotética saída de Bruno Fernandes.

Último jogo de Bruno Fernandes?

"Não, não lhe posso confirmar. Gostaria que ele ficasse. Gostava de poder contar com ele até final da temporada."

Mais perto do terceiro lugar?

"Faltam imensos jogos. O Famalicão é a grande surpresa da Liga, tem jogado um futebol muito atrativo, não acredito que o Famalicão se deixe ficar por aqui. Depois é tentarmos apanhar o Porto. Enquanto matematicamente for possível. Não esquecer as equipas que vão atrás. Vão haver muitos pontos por disputar."

Falta de apoio?

"Não senti falta de apoio. Se nos ressentíssemos não jogaríamos melhor na segunda parte"

Primeiro lugar?

"É muito difícil apanhar o Benfica, mas temos que nos manter fortes."

Equipa respira melhor?

"Na realidade não merecíamos ter perdido com o Porto e com o Benfica. Gosto muito de ganhar e jogar bem. Perder a jogar bem. O ideal é jogar e ganhar bem. É importante ganhar."

Mais jogadores disponíveis para Braga?

"O Jeremy [Mathieu] é um jogador importante. Um jogador que nos dá coisas diferentes. Fico contente de poder ter toda a gente disponível."

Palavra sobre sobre Kobe Bryant

"Gostaria de dar as condolência a essa lenda é o Kobe Bryant. Nós como desportistas sentimos mais. É uma lenda que nos deixa. Foi com tristeza que recebi a notícia. "

Ler mais »

Governo fará auditorias de segurança a todos os estádios da I Liga, garante MAI

O ministro da Administração Interna informou que nas próximas semanas vão avançar auditorias de segurança a todos os estádios da I Liga de futebol e que, no início da próxima época, só haverá jogos nos que tiverem condições.

?Iremos realizar, nas próximas semanas, auditorias de segurança a todos os estádios da I Liga, de modo a que se verifique aquilo que é a prevenção de riscos de segurança, que inclui dimensões tão variadas como o acesso aos estádios, nas suas várias componentes?, assumiu Eduardo Cabrita.

Entre as variadas componentes, explicou, estão os acessos por parte das equipas e dos espectadores, ou seja, ?o acesso ao estádio, as suas zonas envolventes?, assim como ?as próprias estruturas físicas do estádio?.

O ministro da Administração Interna (MAI) indicou que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional aceitou cumprir, com base nas auditorias, as ?recomendações? das forças de segurança, da Autoridade Nacional Contra a Violência no Deporto (ANCVD) e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

?As recomendações de adaptação terão de ser introduzidas até ao início da próxima época desportiva e, portanto, só os estádios que tiverem condições para tal é que terão jogos na próxima época?, alertou.

O governante adiantou ainda que o Governo irá ?promover mecanismos de resposta adequada, relativamente a categorias de adeptos que determinam riscos adicionais de segurança? no decorrer dos jogos de futebol.

?Quer evoluindo com o chamado cartão do adepto, que condicionará o acesso às zonas frequentadas pelas chamadas claques, grupos organizados de adeptos, quer estabelecendo um mecanismo, em articulação com as forças de segurança, de definição de condições específicas de acesso desse tipo de adeptos?, precisou.

Eduardo Cabrita elogiou ainda a capacidade de Portugal na organização de ?grandes eventos desportivos?, lembrando o último realizado, a Liga das Nações em futebol, e disse que o trabalho tem de ser feito em conjunto, ?sabendo que há responsabilidades que são dos poderes públicos e há responsabilidades que são daqueles que organizam as competições?.

O ministro falava aos jornalistas em Viseu à margem da cerimónia de assinatura do alargamento do contrato local de segurança e após uma reunião com o presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença.

Ler mais »

COD League, Overwatch League e a Hearthstone passam a ser transmitidas exclusivamente pelo YouTube

A Google não quer perder terreno em relação à Amazon e à Microsoft no mercado de streaming de videojogos e assinou um acordo exclusivo com a Activision Blizzard. Assim, a plataforma YouTube Gaming passa a ser o palco principal dos eventos das suas três maiores ligas de eSports: a Call of Duty League, a Overwatch League e Hearthstone.

$$twitter$$

Para já, as empresas não indicam a duração da sua parceria, mencionando apenas, em comunicado à imprensa, que este será ?duradouro?. Como parte do acordo, a Google passa a disponibilizar a sua infraestrutura ?na nuvem? à Blizzard para a hospedagem de jogos.

A entrada da Google no mercado dos videojogos é recente, recorde-se que a empresa lançou o seu serviço de gaming e streaming, o Google Stadia, em 2019. Além disso, o YouTube é um dos principais destinos para os entusiastas de gameplays. De acordo com um dos mais recentes relatórios da StreamElements, o Twitch continua a sagrar-se como o ?campeão? entre as plataformas de streaming de videojogos, com mais de  727 milhões de horas transmitidas.

No entanto, nos últimos três meses de 2019, este perdeu cerca de 6,1% do mercado, sendo que no ?pódio? segue-se o YouTube Gaming em segundo lugar, com mais de 332 milhões transmitidas.

A parceria já entrou ?em vigor? com a chegada de novos canais de YouTube. A primeira ?inauguração? foi a da Call of Duty League, a 24 de janeiro, sendo que em breve chegará a temporada de 2020 da Overwatch League, já no dia 8 de fevereiro.

Ler mais »

Alexandre Fonseca e a aposta no futebol feminino: "Para manter e possivelmente para reforçar

À margem da apresentação das novas embaixadores do MEO, Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal falou ao SAPO Desporto, sobre a decisão de escolher a jogadora de futebol, Jéssica Silva como uma das figuras da marca.

"Temos tido uma longa tradição de apoio ao desporto, desde logo há mais de 20 anos que somos os patrocinadores da Federação Portuguesa de Futebol e neste ciclo decidimos alargar também ao futebol feminino, às camadas mais jovens, ao futsal e ao futebol de praia. (...) dada esta longa e já histórica relação com o futebol, pensámos que fazia todo o sentido expandir também a nossa presença no futebol através dos embaixadores, onde temos obviamente o Cristiano Ronaldo como o nosso grande embaixador da marca, também ao futebol feminino", disse.

O futebol feminino que, de acordo com o Presidente Executivo da Altice Portugal, está em crescimento e têm na jogadora do Lyon, "um dos expoentes máximos" da seleção portuguesa.

"O futebol feminino é uma das modalidades que mais cresce em Portugal em número de praticantes. Têm notado uma evolução absolutamente extraordinária do ponto de vista daquilo que são os resultados também da nossa seleção. A Jéssica [Silva] é um dos expoentes mais altos da nossa seleção feminina, daí que surgiu com naturalidade esta parceria e estou certo que também vamos continuar a acompanhar a carreira da Jéssica e ela também vai continuar com aquilo que têm sido os seus sucessos na sua carreira, ajudar-nos também, enquanto grupo Altice, a ir mais longe naquilo que é a nossa presença junto das modalidades", afirmou.

Uma aposta numa modalidade em crescimento, que nas palavras de Alexandre Fonseca, é para continuar.

"Com certeza que sim, nós temos tido um cuidado em apoiar outras modalidades que não apenas o futebol masculino. Alargamos para as camadas jovens, para o futebol feminino... E o futebol feminino, sendo uma das modalidades que mais cresce em Portugal, temos estado a observa-lo com muita, muita atenção. Este passo de termos a Jéssica na nossa equipa de embaixadores é um primeiro passo, mas certamente que a nossa proximidade ao futebol feminino será para manter e possivelmente para reforçar", concluiu.

Ler mais »

Equipa do SC Braga recebida na Câmara Municipal: "A Taça vai para o museu e temos de começar a lugar por outras conquistas"

A equipa do SC Braga foi recebida, esta segunda-feira, na Câmara Municipal de Braga, depois da conquista.

Ricardo Rio, Presidente da câmara de Braga, começou por dar os parabéns a todos os elementos da estrutura do Braga e adeptos. "É uma honra voltar a receber-vos para celebrar mais uma conquista No ano passado tivemos aqui a equipa feminina, agora a equipa de futebol masculina, com a conquista desta Taça da Liga. É mais um passo no caminho de prestígio deste clube e de afirmação desta cidade."

O autarca destacou ainda o papel de António Salvador nesta conquista. "Uma estratégia que merece todo o reconhecimento: a imagem de um clube ambicioso, ganhador, que disputa todos os títulos para ganhar. Parabéns Sporting de Brga. Parabéns a todos vocês", disse.

A fechar, deixou um desejo, aludindo à boa campanha da turma minhota na presente edição da Liga Europa. "Desejo que este sucesso de repita por muitas vezes. Quem sabe se não nos vamos encontrar em Gdansk", concluiu.

Rúben Amorim também tomou da palavra, destacando o trabalho dos jogadores. O treinador do bracarenses também diz que agora é o momento para pensar em outros conquistas.

Voces [jogadores] fizeram um trabalho espectacular. Vocês são a razão de eu estar aqui. Agora voltámos à estaca zero. A Taça vai para o museu e temos de começar a lugar por outras conquistas. Muito obrigado aos adeptos, mas muito obrigado a todos vocês também", afirmou Ruben Amorim.

Já o presidente do SC Braga António Salvador preferiu destacar que o SC Braga já devia esta conquista à cidade.

"É uma vitória especial, porque esta ?final four? esteve nesta cidade três anos. Tivemos de eliminar duas grandes equipas para conquistar este troféu. Devíamos esta conquista à cidade, pois nos últimos dois anos não conseguimos, mas à terceira foi de vez. Todos os bracarenses merecem esta conquista.", atirou.

Sobre o resto da temporada, o líder dos minhotos sublinhou que as contas se fazem no fim.

"A primeira volta do campeonato não correu bem, mas vencemos estes últimos cinco jogos, dois deles com o FC Porto e um com o Sporting. Esta é a mesma equipa que perdeu pontos que não deveria ter perdido, mas preparámos uma grande equipa e é continuar o trabalho para fazer as contas no fim", disse.

Ler mais »

Felipe sobre o momento do Atlético de Madrid: "A culpa não é de Simeone, todos estamos a falhar"

Em declarações à Marca, Felipe, ex-jogador do FC Porto, pediu calma dos adeptos perante os maus resultados do Atlético de Madrid.

O central recusa-se a falar de crise.

"Crise? A culpa não é de Simeone. Estamos unidos e não é caso de tentarmos encontrar culpados. Somos uma equipa jovem, só estamos juntos há seis meses. Todos sabemos que estamos a falhar e que precisamos de melhorar", afirmou.

O Atlético ocupa neste momento o 5.º lugar da tabela a 10 pontos do primeiro lugar. Na próxima jornada, os colchoneros deslocam-se ao Bernabéu.

Ler mais »

Provas internacionais de desporto na China afetadas pelo coronavírus

A epidemia de coronavírus na China tem forçado vários organizadores de eventos desportivos internacionais a cancelar, adiar ou mudar de local provas previstas para solo chinês.

O mais recente foi a Volta a Hainan em ciclismo, hoje adiada para data a anunciar, depois de estar marcada para o final de fevereiro, anunciou a União Ciclista Internacional (UCI).

Vários eventos de qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, marcados para fevereiro e março, foram também mudados para outros locais, nomeadamente de pugilismo, que passou para Amman, futebol feminino, na Austrália, e basquetebol, em Belgrado.

A Liga mundial de mergulho cancelou o evento marcado para Pequim, em março, e admite que o mesmo poderá acontecer para nova etapa na China, em abril.

Outra das medidas adotadas tem sido a vigilância do desenvolvimento da situação de saúde pública, casos do ?wrestling?, com um evento de apuramento para os Jogos em março, mas também os campeonatos do mundo de atletismo de pista coberta, marcados para Nanjing, de 13 a 15 de março.

A convenção da SportAccord, que junta presidentes de várias federações desportivas internacionais, incluindo do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, está marcada para de 19 a 24 de abril, com a organização a ?vigiar de perto a situação?, a par da organização da etapa da Taça do Mundo de esqui alpino em Yanqing, em fevereiro.

A doença foi identificada como um novo tipo de coronavírus, semelhante à pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que entre 2002 e 2003 matou 650 pessoas na China continental e em Hong Kong.

Casos de coronavírus foram, entretanto, detetados nos Estados Unidos, França, Canadá, Austrália, Singapura, Malásia, Tailândia, Japão, Vietname, Coreia do Sul e Nepal.

O Centro Europeu de Controlo de Doenças admitiu que a possibilidade de transmissão secundária no espaço da União Europeia é baixa, "desde que sejam cumpridas as práticas de prevenção e controlo de infeção relacionadas com um eventual caso importado".

As autoridades chinesas alertaram que o país está no ponto "mais crítico" quanto ao controlo do vírus e suspenderam transportes, cancelaram celebrações do Ano Lunar do Rato e colocaram em quarentena 13 cidades.

Os sintomas associados à infeção causada pelo coronavírus com o nome provisório de 2019-nCoV são mais intensos do que uma gripe e incluem febre, dor, mal-estar geral e dificuldades respiratórias, como falta de ar.

Ler mais »

Rui Oliveira arbitra FC Porto-Gil Vicente

Rui Oliveira foi o eleito pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para apitar o encontro entre o FC Porto e o Gil Vicente, agendado para esta terça-feira, no Estádio do Drtagão, a partir das 20h15, a contar para a 18ª jornada da I Liga.

O juíz da Associação de Futebol do Porto, de 37 anos, vai ter como árbitros assistentes Carlos Campos e Nélson Cunha.

O quarto árbitro será David Silva, enquanto a desempenhar as funções de vídeo-árbitro vai estar Vasco Santos, auxiliado por Bruno Rodrigues.

Ler mais »

Rui Costa é o árbitro do Sporting-Marítimo

Rui Costa é o árbitro nomeado para o jogo desta segunda-feira entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, referente à 18.ª jornada do campeonato.

O juiz da AF Porto terá como assistentes Tiago Costa e João Bessa Silva, enquanto Fábio Melo será o quarto árbitro.

O videoárbitro (VAR) será André Narciso, com assistência de Paulo Brás.

Já o Vitória de Guimarães-Rio Ave, às 18h45, no Estádio D. Afonso Henriques, será dirigido por Hélder Malheiro, da AF Lisboa, com Rui Cidade e José Luzia como auxiliares e Bruno Rebocho como quarto árbitro.

António Nobre será o VAR, coadjuvado por Paulo Soares.

Ler mais »

Granada contrata guarda-redes João Costa ao Mirandés

O Granada, 11.º classificado da Liga espanhola de futebol, anunciou hoje a contratação do guarda-redes português João Costa ao Mirandés, da segunda divisão, assinando um contrato válido até 2022.

Costa, de 23 anos, mudou-se do FC Porto para o clube do segundo escalão no início da época, no qual cumpriu apenas três partidas, subindo para ?La Liga? pela via do Granada, no qual deverá ser suplente do também luso Rui Silva.

Antes, o jogador formado nos ?dragões? tinha jogado por empréstimo no Gil Vicente, com 13 jogos em 2017/18, e no Cartagena, em 2018/19, em que atuou por 25 vezes.

Através da rede social Instagram, o guarda-redes destacou a chegada à ?nova casa até 2022?, com ?mente focada em grandes conquistas dia após dia?.

Domingos Duarte, defesa central português que tem sido indiscutível pelos ?granadinos?, vai falhar pelo menos o jogo da Taça do Rei com o Badajoz, na terça-feira, devido a problemas físicos na coluna, que levaram a que hoje se submetesse a fisioterapia, com o Granada a explicar que o tempo de paragem só será divulgado após ser conhecida a evolução da lesão.

Ler mais »

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse hoje, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência no futebol.

?O que discutimos com o sr. ministro tem que ver com questões de segurança pública e é chegada a altura de o governo assumir responsabilidades na matéria. O futebol profissional tem seguido o seu percurso de autor regulatório, com capacidade de impor sanções aos seus próprios clubes, e o que viemos exigir é que esta franja de adeptos seja claramente vistoriada. Queremos que haja medidas exemplares de segurança relativamente a esta matéria?, pediu Pedro Proença.

O presidente da LPFP frisou que esta é uma ?luta? dos 34 clubes profissionais de futebol e que não permitirá que ?um conjunto muito reduzido de adeptos manchem as competições profissionais?.

?O futebol vai continuar nessa guerra, que é uma guerra de combate à violência, e em que não admitiremos que quem tem responsabilidade em termos de segurança pública não o faça, porque o futebol paga muito dinheiro para que isto não aconteça?, atirou o ex-árbitro internacional português.

Pedro Proença adiantou ainda que ficou agendada uma reunião para daqui a 30 dias, para apresentação de uma série de medidas, frisando que este ?é um caminho que não terá retorno?.

Numa nota à comunicação social, o MAI revela que vão ser realizadas auditorias de segurança aos estádios da I Liga, através da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), Forças de Segurança e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, na sequência das quais serão determinadas as alterações a introduzir nos estádios, de modo a permitir a realização de jogos na próxima época.

Adianta ainda esta nota enviada às redações que serão tomadas medidas adicionais de controlo do acesso do público aos jogos considerados de risco elevado, relembrando que na próxima época desportiva entra em vigor o cartão de adepto, que possibilitará a identificação de todos os adeptos que pretendam assistir a um espetáculo desportivo nas zonas reservadas a adeptos que queiram ser portadores de materiais de claque.

Na reunião de hoje, e além de Pedro Proença e elementos da direção da LPFP, estiveram presentes o presidente do Mafra e do Cova da Piedade, assim como Lourenço Coelho, em representação do Benfica, e Patrícia Silva Lopes, em nome do Sporting.

Do lado do governo, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrito, e João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Juventude e Desporto, representaram o governo, numa reunião agendada a pedido da LPFP na sequência dos incidentes no dérbi entre Sporting e Benfica, em que adeptos das claques ?leoninas? lançaram tochas para o relvado, obrigando à interrupção da partida por vários minutos.

Ler mais »