As estatísticas enganam: nem sempre quem domina é quem lidera

O CIES Football Observatory analisou os dados de 35 ligas europeias em termos de posse de bola, percentagem de passes acertados, passes no último terço, oportunidades de golo criadas, oportunidades de golo concedidas e passes permitidos ao adversário no terço defensivo, e mostrou que nem sempre quem manda a nível estatístico é quem está na frente nos respetivos campeonatos, pelo menos nos principais campeonatos europeus.

Em Inglaterra, por exemplo, o Liverpool lidera com oito pontos de avanço sobre o Manchester City, mas é superado pela turma de Josep Guardiola em todos os parâmetros analisados, excepto no número de remates que permite aos adversários. Em Itália assiste-se a cenário idêntico: a Juventus lidera a Serie A, mas no que toca aos dados estatísticos avaliados pelo estudo apenas está na frente em termos de passes efectuados no último terço do terreno.

Na Alemanha, mais do mesmo. O Monchenglabach está na liderança isolada da Bundesliga, mas em termos estatísticos não surge no "pódio" em nenhum dos itens em análise. E Portugal também segue na mesma toada: o Porto está à frente do Benfica em cinco dos seis parâmetros analisados, mas são as "águias" que lideram, isoladas, a classificação.

Há, naturalmente, excepções. Em França a superioridade do PSG é de tal forma evidente que a turma parisiense, para além de estar na frente da Ligue 1 lidera também em toda a linha a nível estatístico. E, em Espanha, os colossos Barcelona e Real Madrid, que partilham a liderança da La Liga, mandam também em praticamente todos os dados estatísticos em análise neste estudo do Observatório do Futebol (a excepção é o número de passes permitidos ao adversário no último terço do terreno, onde quem surge na frente é o surpreendente Getafe).

O estudo evidencia ainda outros aspectos curiosos. Em termos globais, a equipa que apresenta uma melhor percentagem média de posse de bola entre todas as formações das 35 ligas em análise é o Rangers, da Escócia, adversário do Porto na Liga Europa (67,8%), enquanto é precisamente o Porto que lidera a nível global no que diz respeito ao número médio de passes permitidos ao adversário no último terço do terreno de jogo (53,7). Menos surpreendente será o facto de Ajax e Manchester City estarem no topo das equipas que mais passes conseguem completar terço ofensivo.

Ler mais »

Beierlorzer é o novo treinador do Mainz

O treinador alemão Achim Beierlorzer, demitido há oito dias do comando técnico do Colónia, assinou pelo Mainz até 30 de junho de 2020, anunciou hoje o atual 16.º classificado do campeonato alemão de futebol.

Achim Beierlorzer, de 51 anos, sucede ao compatriota Sandro Schwarz, de 41, que foi demitido em 10 de novembro, uma semana após uma derrota por 8-0 frente ao Leipzig, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, depois de quase dois anos no Mainz.

?Neste negócio, às vezes, as coisas podem mover-se rapidamente, especialmente se for uma boa opção?, referiu Beierlorzer, acrescentando que pretende uma abordagem ?apaixonada e trabalhadora? da nova equipa.

Com estreia marcada frente ao Hoffenheim, no domingo, Beierlorzer, que deixou o Colónia na 17.ª posição, tem como principal desafio manter o Mainz na 1.ª divisão alemã.

O último triunfo do Mainz na Bundesliga foi alcançado frente ao Colónia, por 3-1, em 25 de outubro.

Ler mais »

Benfica: relvado híbrido não está previsto nos regulamentos da Liga

O novo relvado do Estádio da Luz foi colocado de forma integral na passada terça-feira e, de acordo com a empresa responsável pela sua instalação, encontra-se já apto para ser utilizado. Trata-se, porém, de um relvado que tem na sua composição uma mistura artificial, o que não está contemplado nos regulamentos da Liga, que falam apenas em relva natural, não prevendo este reforço artificial.

O ponto 1 do artigo 39º refere que "os jogos são obrigatoriamente disputados num terreno de jogo de relva natural" e tudo dependerá agora de uma vistoria a realizar pela Liga, que terá de aprovar o novo "tapete verde" até pelo menos três horas antes do próximo jogo, marcado para 30 de Novembro, frente ao Marítimo.

Não se trata, porém, de um caso virgem, visto que o Sp. Braga já utiliza uma tecnologia semelhante no seu relvado, devidamente aprovado pela Liga. Um sinal de que a entidade reguladora considerará que este tipo de relvado se enquadra na legislação existente.

Segundo avança esta segunda-feira o jornal Record, os responsáveis "encarnados" optaram por este sistema híbrido, denominado "Mixto", por garantir uma melhor performance, segurança e durabilidade da superfície. Um sistema de relva natural  reforçada através da incorporação de tecnologia híbria, que resulta de uma mistura de relva natural e artificial a qual, neste caso específico, será de apenas 10 por cento de relva artificial.

Ler mais »

Gabigol diz que Jorge Jesus devia ser alvo de estudo

Gabigol não poupou elogios a Jorge Jesus depois de ter marcado um golo e de ter sido expulso na vitória do Flamengo frente ao Grémio (1-0), resultado que deixou o clube carioca a apenas dois pontos de sagrar-se campeão do Brasil. O avançado destaca os métodos do treinador português e considera mesmo que deviam ser estudados por outros treinadores.

"Ele chegou ao Flamengo a ser criticado pelos jornalistas, diziam que ele estava numa fase descendente da carreira. Teve convites de vários clubes estrangeiros, escolheu o Flamengo. Se ele escolheu o Flamengo é porque sabia que a equipa tinha qualidade para entender o que ele quer e a equipa entende o que ele quer", começou por referir no final do jogo.

O antigo avançado do Benfica destaca, acima de tudo, a forma como Jesus elevou a qualidade do plantel. "Nem todos os treinadores conseguem colocar os jogadores a jogar ao nível que ele está a fazer. Hoje foi prova disso mesmo, mudou oito jogadores e as ideias foram as mesmas. O Flamengo está num nível muito alto de intensidade e competitividade. Muitas coisas, ou talvez todas, que ele implementou no Flamengo, tem vindo a fazer um trabalho maravilhoso, não só como mister, mas também fora de campo tem sido um exemplo", prosseguiu.

Gabigol diz mesmo que Jesus devia ser alvo de estudo: "Vive o futebol. Quer só jogar, demonstrar o nosso potencial, é isso que fazemos todas as semanas. Quando um treinador é muito bom, talvez o melhor, é natural que tenha contestatários. Tudo o que ele fala, com a experiência dele, é pensado. Acho que tem de se estudar o que ele faz, para que todos possam aprender. Como ele aprende com outros treinadores, acho que também deviam aprender com ele. Tudo o que o Flamengo está a fazer tem muito a ver com ele ou totalmente a ver com ele. Acho que ele é o melhor", acrescentou.

Para o avançado, Jorge Jesus é mesmo um dos melhores treinadores da atualidade. "Todos os treinadores têm a sua qualidade. Acho que é um erro estar a fazer comparações, mas nós temos um que é especial. Já trabalhei com inúmeros treinadores, todos tinham uma qualidade imensa, mas o que o mister está a fazer, o que ele vê dentro de um jogo, não é normal. Ele está num nível muito alto. Ainda bem que ele está aqui, tomara que continue. Muito do que ele fala durante a semana, acontece. Para mim o mais extraordinário é que todos os jogadores estão ao mesmo nível, hoje foi uma prova disso, mas já antes vínhamos rodando a equipa com três ou quatro jogadores e dava resultado. É o trabalho que fazemos durante a semana em que ele tem todo o mérito", destacou ainda.

Ler mais »

Rafa poderá voltar mais cedo do que o previsto

Rafa prosseguiu durante a interrupção para os compromissos das selecções a recuperação à lesão no tendão médio adutor que sofreu no final de Outubro frente o Lyon e a resposta aos tratamentos tem sido positiva.

Embora as primeiras estimativas após conhecido o diagnóstico apontassem para uma paragem do avançado de 26 anos até março, o departamento médico do clube da Luz acredita que antes do final próxima semana poderá avançar com maior precisão a data para o regresso do internacional português.

Apesar de se tratar de uma lesão cuja recuperação ronda, habitualmente, os quatro meses, todos no clube têm presente o facto de, ainda bem recentemente, Chiquinho ter recuperado de uma lesão semelhante em metade do tempo. Existe, portanto, a esperança de verem aquele que é o terceiro melhor marcado do clube na presente temporada voltar aos relvados antes do que estava inicialmente previsto.

Desde a lesão de Rafa o Benfica somou quatro vitórias, todas elas para o campeonato (frente a Tondela, Portimonense, Rio Ave e Santa Clara), e uma derrota, no reencontro com o Lyon, na quarta jornada da Liga dos Campeões. Na sua ausência tem sido o argentino Franco Cervi a assumir a titularidade.

Ler mais »

Opinião: Jesus impõe nova derrota ao Grêmio e já não há mais quem duvide do título

A cabeça, o espírito e os pensamentos do Flamengo estão todos voltados para Lima, capital do Peru, palco da final da Taça Libertadores, no próximo sábado, dia 23, frente ao River Plate, atual campeão da América do Sul. Mas ainda há um Brasileirão por conquistar, e frente ao Grêmio, em Porto Alegre, pela 33ª jornada, Jorge Jesus fez algo inédito desde que aterrou ao Rio de Janeiro no meio do ano: poupou quase todos os titulares. Frente aos gaúchos, apenas três em campo, do onze que deve alinhar frente aos argentinos na grande decisão, o guarda-redes Diego Alves, o médio Arrascaeta e o avançado Gabriel. E a primeira parte do encontro foi bastante movimentada, mas com poucas ocasiões de golo. Gabriel, a rematar por cima, e Cortez, lateral ex-Benfica, a ter a melhor oportunidade para o Grêmio. Até que Gabriel efetuou um centro e a bola desviou no braço do veteraníssimo Leo Moura. Penálti que o próprio avançado cobrou e converteu, marcando o golo de número 22 no Brasileirão?2019, melhor marcado isolado do campeonato.

O Grêmio, longe da disputa pelo título e tendo como principal objetivo terminar entre os quatro primeiros colocados, garantindo assim vaga na próxima Libertadores, buscou o ataque na segunda parte, mas a verdade é, que excetuando o talentoso Everton, os demais homens de frente de Renato Gaúcho não parecem estar ao nível do veloz e habilidoso avançado gremista. Na melhor oportunidade na segunda parte, o remate de Pepê foi defendido pelo guardião rubro-negro. A principal nota da etapa final foi mesmo a expulsão de Gabriel, após ásperas reclamações com o árbitro. Com temperamento difícil e sempre pronto a explodir, nem as broncas e os gritos de JJ parecem mudar o comportamento do camisola 9 do Flamengo, que segue emprestado aos cariocas pelo Inter de Milão até final do ano. Sem grandes emoções ao final, a vitória por 1 a 0 foi a de número 25 do Flamengo neste Brasilerão, chegando aos 81 pontos, abrindo ainda mais vantagem sobre o Palmeiras, que mais uma vez decepcionou quem ainda acreditava numa reação da equipa paulista.

Jogando em Salvador, frente a uma organizada equipa do Bahia, o Palmeiras buscava não distanciar-se ainda mais do Flamengo, mas com pobres ideias táticas e poucos momentos de inspiração, o Verdão foi dominado na primeira parte, e o Bahia foi quem marcou o primeiro golo do encontro, já nos acréscimos, no livre cobrado por Arthur Caike. Com a desvantagem no marcador e a ver a esperança do título desaparecer com a derrota, o Palmeiras chegou a igualdade ao minuto 71, no forte remate do avançado colombiano Borja. Mas o poderio ofensivo do Palmeiras deixou a desejar e o empate a uma bola fez a diferença entre paulistas e cariocas na briga pela taça aumentar para praticamente inalcançáveis 13 pontos.

Ainda a ressaltar na jornada o empate também por uma bola no clássico entre Santos e São Paulo, com golos do uruguaio Sánchez, de penálti, para o Santos, e na segunda parte, a igualdade restabelecida pelo lateral Daniel Alves. Duas equipas que pareciam lutar pelo título até as jornadas finais, mas que sofreram mais acidentes de percurso do que o permitido para chegar ao título. Na próxima ronda, a 34ª do Brasileirão, o Palmeiras recebe o Grêmio, enquanto o Flamengo, que antecipou seu jogo na última semana, no empate em 4 a 4 contra o Vasco da Gama, pode celebrar o título em caso de empate ou derrota dos palmeirenses. Na verdade, o próximo fim de semana pode ser o mais inesquecível da história para o Flamengo, que tem a chance de conquistar a América pela segunda vez e pode, de quebra, ficar com o título brasileiro no dia seguinte. A conquista da Libertadores num sábado e o do Brasileirão no domingo, seria mais que um sonho para a imensa torcida rubro-negra. A semana no Rio de Janeiro será de ansiedade até o apito inicial do jogo em Lima.

Ler mais »

Futebol / Cabo Verde: Académica da Praia vence Asa Grande (3-1) e lidera isolado o campeonato

A equipa da Académica da Praia venceu, no Estádio da Várzea, a Asa Grande, por 3-1, e lidera de forma isolada o campeonato regional de  futebol de Santiago Sul.

Este resultado deixa  a equipa negra da capital com seis pontos,  mais dois que os Travadores, Boavista, Sporting, Celtic e Bairro, que têm quatro pontos cada.

A formação da Asa Grande, por seu lado,  soma a sua segunda  derrota consecutiva e ainda não conseguiu pontuar  neste seu ano de estreia na primeira divisão.

Na próxima jornada, a terceira, Asa Grande joga o ?derby? com Unidos do Norte, enquanto que a Académica  vai defrontar o Vitória.

Na primeira partida desta tarde, os Unidos do Note venceram o Relâmpago por 2-1.

Na classificação a Académica lidera com seis pontos, seguida de Boavista, Sporting, Travadores, Bairro e Celtic (04), Unidos do Norte (03), Vitória (2), Desportivo (01), Benfica, Asa Grande, Relâmpago (0).

Resultados dos jogos da segunda jornada:

Sexta-feira, 15: Bairro  1 ? Desportivo da Praia 0 e Vitória  1 ? Sporting da Praia 1

Sábado, 16: Benfica 0  ? Boavista 5  e Travadores  1 ? Celtic 1

Domingo, 17: Relâmpago 1 ? Unidos do Norte  2 e Asa Grande 1 ? Académica 3

Jogos da terceira jornada:

Sexta-feira, 22: Celtic ? Relâmpago e Bairro ? Benfica.

Sábado, 23: Boavista ? Travadores  e Unidos do Norte  ? Asa Grande

Domingo, 24: Académica  ? Vitória e  Desportivo ? Sporting

Ler mais »

Paulo Rosário e Salomé Afonso vencem corta-mato Cidade de Amora

Os atletas do Sporting Paulo Rosário, Luís Monteiro e Salomé Afonso qualificaram-se hoje, no corta-mato Cidade de Amora, para a seleção portuguesa de estafeta mista, que vai disputar o Europeu de corta-mato em Lisboa.

Paulo Rosário venceu a prova masculina de 1.500 metros, no Parque do Serrado, na Amora, seguido de Luís Monteiro, enquanto Salomé Afonso triunfou na prova feminina, na mesma distância, juntando-se, os três, a Marta Pen, atleta já selecionada para a prova de 08 de dezembro, no Parque da Bela Vista.

A equipa pode, no entanto, sofrer alterações ao critério do Diretor Técnico Nacional, José Santos, que deverá confirmar os nomes dos atletas selecionados para as diferentes provas do Europeu em 27 de novembro.

- Classificação do 30.º corta-mato Cidade de Amora:

Masculinos

1. Paulo Rosário (Sporting), 4.19 minutos

2. Luís Monteiro (Sporting), 4.20

3. Isaac Nader (Benfica), 4.25

4. Hugo Ganchas (Juventude Vidigalense), 4.27

5. Alexandre Figueiredo (Benfica), 4.28

Femininos

1. Salomé Afonso (Sporting), 5.02 minutos

2. Patrícia Silva (Benfica), 5.18

3. Maria Carvalho (Maia AC), 5.41

4. Margarida Dionísio (ACR Senhora do Desterro), 5.48

5. Kcénia Bougrova (Run Tejo), 5.57

Ler mais »

Nuno Espírito Santo indica ex-Benfica ao Wolverhampton

O Wolverhampton estará perto de garantir o concurso de Aurélio Buta, lateral-direito que em 2017 se transferiu do Benfica para o Antuérpia, da liga belga.

De acordo com o jornal Sunday Mirror, foi o treinador português quem indicou o jogador, de 22 anos, ao clube britânico.

Aurélio Buta poderá rumar aos wolves já no mercado de transferências de janeiro, por empréstimo, ficando o clube inglês com opção de compra definitiva no final da temporada.

No entanto, a mesma publicação indica que Newcastle e Watford também têm Aurélio Buta sinalizado.

Ler mais »

"Sentíamos que íamos ganhar ao Benfica porque eles tinham medo de nós"

Atualmente ao serviço do Kasimpasa, da Turquia, Ricardo Quaresma não esquece a passagem pelo FC Porto, clube que representou durante seis épocas, de 2004 a 2008 e depois de 2013 a 2015.

Em entrevista ao Porto Canal, o extremo recordou os clássicos que disputou na casa do Benfica, admitindo que gostava do ambiente tenso e da rivalidade.

"Consegues sentir quem está com mais confiança. Não sou muito de falar antes dos jogos. Fico sempre para último e ficava a olhar para os jogadores do Benfica e sentia que eles estavam com receio, sabiam que não íamos facilitar-lhes a vida. Era especial, porque sempre que ia ao Estádio da Luz ouvia "n" coisa, cigano disto, cigano daquilo... Numa jogada antes fui bater uma falta e escorreguei e o estádio ficou logo rir-se e a bater palmas, só que depois tiveram o azar de a bola cair nos meus pés outra vez e de fazer golo. Para um portista é das coisas mais especiais é ir à Luz ganhar", admitiu o internacional português.

Quaresma recorda, de resto, que sempre sentiu que o Benfica tinha medo de jogar com o FC Porto, e que, por isso mesmo, ganhar na Luz tinha "um gozo especial".

"Com o Benfica, no túnel, sentíamos que íamos ganhar, porque tinham medo de nós, apesar de também terem grandes jogadores. Tremiam porque sabiam que não tinham hipóteses para nós", observou.

Ler mais »

André Almeida: "Estamos no caminho certo"

André Almeida fez este sábado uma visita à Casa do Benfica da Malveira, onde deu autógrafos e tirou fotografias com vários adeptos que ali marcaram presença.

Em declarações à BTV, o lateral direito garantiu que a equipa está preparada para a série de seis jogos em apenas 17 dias que arranca no próximo sábado, na deslocação ao terreno do Vizela (Taça de Portugal) e que termina com a receção ao Zenit, no dia 10 de dezembro (Liga dos Campeões).

"A equipa vê isso com naturalidade. Temos estado a trabalhar bem e o trabalho que temos vindo a fazer tem estado a aparecer e penso que estamos no caminho certo. Vemos estes jogos que agora teremos com grande naturalidade e tranquilidade, pois sabemos que aquilo que estamos a fazer está a ser bem feito", afirmou o jogador.

André Almeida destacou ainda o trabalho feito pelas diversas casas do Benfica: "As casas do Benfica conseguem levar a harmonia que se vive dentro do estádio a vários pontos do globo e aproximam tudo o que é o adepto benfiquista do próprio jogo em si."

Ler mais »

Vieira, Samaris e David Tavares na festa dos Diabos Vermelhos

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, esteve este sábado no almoço que assinalou os 37 anos da claque Diabos Vermelhos, tendo sido acompanhado por David Tavares e Samaris, jogadores do plantel encarnado.

A presença de Vieira acontece no final de uma semana marcada por duas decisões judiciais favoráveis às águias, uma das quais anulando a realização de jogo à porta fechada, por alegado apoio a claques ilegais.

No ano passado, o líder das águias já havia participado nas comemorações do 36.º aniversário dos Diabos Vermelhos.

Ler mais »

Revista de imprensa: Manchetes inspiram Seleção rumo ao Euro 2020

O decisivo jogo com o Luxemburgo, que pode valer o apuramento da Seleção portuguesa para o Euro 2020, é o principal destaque dos jornais desportivos deste domingo.

A Bola

Luxemburgo-Portugal, 14h00. Inspirem-se. Revalidação do título começa hoje cm a esperada entrada no Euro 2020. Faltam 90 minutos para a seleção garantir a 11ª presença consecutiva em fases finais de Europeus e Mundiais. "Aquele relvado não deixa jogar". Carlos Teixeira, antigo médio do Chaves, foi chamado para tratar o tapete verde e só espera que... não chova. "Os jogadores vão encontrar a melhor solução e venceremos", Fernando Santos.
FC Porto. Gustavo Henrique perto de assinar.
Benfica. Seferovic falha Taça.
Sporting. Varandas cria divisão no grupo Stromp.
Judo. Sporting sagra-se bicampeão europeu.

Record

Luxemburgo-Portugal, 14h00. Chuta! Fernando Santos espera "o golo mais bonito" de Ronaldo para garantir o Euro 2020. CR7 marcou 10 vezes nas últimas cinco internacionalizações. A um golo do ano mais produtivo pela seleção. Faltam dois para atingir os 100 por Portugal. Selecionador desvaloriza mau estado do relvado.
Sporting. Leão é bicampeão europeu de judo.
Benfica. Sem alarme por Seferovic.
FC Porto. Uribe em grande na Colômbia.

O Jogo

Luxemburgo-Portugal, 14h00. É para carimbar. Seleção nacional está a uma vitória da 11ª fase final consecutiva. Ronaldo pode tornar-se o primeiro jogador de sempre a disputar cinco Europeus. Fernando Santos: "Com maior ou menos dificuldade vamos vencer".
FC Porto. "O meu sonho continua a ser o FC Porto", Diogo Queirós está cedido ao Mouscron, mas aposta no regresso.
Benfica. Seferovic: Champions em risco.
Sporting. SAD precisa de 65 M? até ao fim de janeiro.
Judo. Sporting bicampeão europeu.

Ler mais »